sábado, 15 de dezembro de 2012


CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM AVE

Carla Simone Pessota Ribeiro; GéssicaBordin Viera; João Rafael Sauzem Machado
Centro Universitário Franciscano

O acidente vascular encefálico (AVE) pode ser classificado em isquêmico ou hemorrágico, sendo um grande causador de óbitos no Brasil e tendo a partir da quinta década de vida sua incidência duplicada a cada década. Dentre os fatores preditivos estão à hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes mellitus, tabagismo e uma vida sedentária. O AVE é gerador de incapacitações devido as seqüelas e déficits neurológicos que irão acometer os indivíduos. Estas poderão ser de ordem física, funcional, emocional, de comunicação, entre outras. Isto irá dificultar a realização de atividades de vida diária, interferindo na qualidade de vida dos mesmos, já que poderão apresentar certo grau de dependência
O presente relato baseia-se nas experiências obtidas a partir do estágio obrigatório realizado em neurologia em uma instituição da cidade de Santa Maria –RS. Dentre os cinqüenta pacientes com as mais diversas patologias neurológicas atendidas na instituição, dezessete possuem diagnóstico de AVE, sendo dez mulheres e sete homens, os quais possuem uma média de idade de 60,7 anos.
A partir da prática clínica observa-se que esses pacientes têm sua qualidade de vida afetada em razão da doença, o que ao mesmo tempo em que os limita em muitas atividades os motivam para realizarem sua reabilitação. A fisioterapia através dos mais diversos métodos de intervenção, visa amenizar ou até mesmo eliminar essas sequelas, prevenindo o aparecimento de complicações, auxiliando na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Estudos demonstram que pacientes com AVE além dos comprometimentos motores, sensoriais, cognitivos e de comunicação, podem apresentar quadros de ansiedade e depressão, o que poderá dificultar seu retorno às atividades antes praticadas. A reabilitação fisioterápica parte de uma minuciosa avaliação de cada paciente, para que então possa ser iniciado o processo de reabilitação, estabelecendo-se a conduta mais adequada para cada paciente, o que indiretamente também trará resultados positivos no seu comportamento psíquico.
Desta forma, a fisioterapia é de grande valia e coloca-se como elemento principal na reabilitação destes pacientes, busca minimizar ou eliminar seqüelas, auxiliando os pacientes a recuperar sua autoestima, confiança, melhorando sua qualidade de vida e auxiliando em sua reinserção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário